De acordo com o documento em vídeo “Hipertextualidad” de Alejandra Bertolaccini pude chegar as seguintes reflexões: existem alguns elementos presentes em um hipertexto que não existe em um texto tradicional como: a escrita e a leitura não é seqüencial, ou seja, de um texto você pode entrar em outro texto apenas com um click, através dos links, o que vai te dar um universo de informação em forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, que tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, que se estendem ou complementam o texto principal. Outro elemento é a interatividade possibilitada pelo meio digital, pois as inovações tecnológicas estão transformando as tradicionais formas de comunicação, como a televisão, a internet, entre outros. Hoje, muitos telespectadores e usuários da internet estão mais exigentes, sentem cada vez mais necessidade de participar, opinar, interferir. Um exemplo é a televisão digital que apresenta diversas potencialidades, como a interatividade, pois com a incorporação dos recursos interativos nos telejornais, os telespectadores poderão ter um contato direto com a emissora, ter notícias com mais aprofundamento e as informações que assim desejarem. A interatividade coloca os telespectadores de fato em diálogo direto com o que está acontecendo, assistindo na televisão ou na internet. Um outro elemento importante é a existência de elos de ligação, que são os links ou hiperlinks, onde é possível produzir documentos não lineares interconectados com outros documentos ou arquivos a partir de palavras-chaves, imagens, vídeos, sons ou outros objetos. Os links agregam interatividade no documento, tornando possível localizar rapidamente conteúdo sobre assuntos específicos. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. Esses elementos podem e estão mudando com certeza os processos de leitura e escrita, pois estão sendo usados como mais uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem facilitando um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes, de forma colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertextos pedagogicamente. Um exemplo é utilizando textos de várias turmas e redistribuindo-os em outras turmas, trazendo como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo-o no processo educativo no mundo digital.
Olha garota, seus textos estão maravilhosos como sempre, valeu1 estou aprendendo muito com você, continuem firme.....
ResponderExcluir