Com base nas informações do texto lido “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” e a realidade que vivenciamos em sala de aula, podemos afirmar que hoje a aprendizagem tem outro significado do que a vinte anos atrás, onde o professor era o detentor do conhecimento - transmissor e o aluno apenas recebia - receptor - esses conhecimentos sem questionar nada. O papel da escola era ensinar a ler, escrever e a dominar as quatro operações. Hoje é bem diferente e vai, além disso, a aprendizagem é bem mais ampla e complexa. É necessário interpretar, analisar, compreender, criticar e saber defender seu ponto de vista. A aprendizagem atualmente é contextualizada e tem um significado social, uma vez que vivemos em um ambiente que exige que professor e aluno ensinem e aprendam juntos, trilhando a melhor forma para obter excelentes resultados na aprendizagem, onde o professor deve instigar o aluno a ser um investigador, pesquisador e divulgador do conhecimento nos campos: cognitivos, tecnológicos, cultural, científico, ou seja, o professor deve preparar o aluno para ser um cidadão atuante na sociedade em que vive. Somos e seremos eternos aprendizes. O conhecimento é infinito e hoje principalmente com a inclusão das novas tecnologias, a cada dia se descobre novas formas de ensinar e aprender. A aprendizagem é um processo contínuo no que se refere ao conhecimento e à relação entre a teoria e a prática. Aprender hoje, significa abrir caminhos para novos saberes. Portanto, faz-se necessário que o professor esteja constantemente refletindo suas práticas pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário