sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CONCEITUANDO HIPERTEXTO INDIVIDUALMENTE


Como o próprio assunto em questão é bastante complexo, conceituá-lo também  foi complexo, uma vez que o conceito de cada pessoa tem uma particularidade diferenciada dos demais. De todos os conceitos pesquisados sobre hipertexto, um em particular em chamou atenção. Segundo  Walter, http://ntevalenca.forumeiros.com “Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear”. Achei interessante o conceito do Walter porque ele compara o hipertexto com o cérebro humano. Pois assim como o cérebro tem suas ramificações, construídos por redes, os neurônios, o hipertexto também tem, mas cada campo com suas peculiaridades, sua identidade, impessoalidade, multiplicidade, levando ao final a uma coletividade de conceitos totalmente diversificados. O que nos permite caminhar por caminhos diferentes e interessantes. Depois fui em busca da etimologia  do próprio nome e da história do hipertexto e encontrei coisas interessantes sobre o termo. Utilizando a enciclopédia vitual Wikipédia para fazer essa pesquisa. Fatos interessantes li e encontrei e alguns citarei como exemplos aqui:” O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965”. “A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores”. Nossa, pra mim foi uma surpresa! Pensava eu que o hipertexto tinha nascido com a internet e não foi isso  que aconteceu. O que aconteceu foi o aperfeiçoamento, que promovido com o desenvolvimento da tecnologia. Os textos passaram a ser digitais e foram introduzidos sons, imagens, links etc. Quanto ao uso dos hipertextos para desenvolver a aprendizagem de nossos alunos, encontrei várias formas de uso como: estimula o aluno a ser pesquisador, pois ao pesquisar ele pode também construir seu próprio conhecimento de forma livre; aluno passa a ser um colaborador do professor no desenvolvimento das atividades, buscando e se tornando um criador de suas próprias descobertas. Quanto ao professor, é mais um recurso de trabalho que pode utilizar para preparar suas aulas, de diferentes disciplinas,mas lembrando que o hipertexto deve ser usado com muita responsabilidade.

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