quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO DE AULA: O ESQUELETO HUMANO

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’S
CIDADE: Araguaína/TO, 27 de outubro de 2011.
CURSISTAS: Edileude Rodrigues Oliveira
                       Irismar Araújo dos Santos
                       Sandra Silva Cruz
                       Simone Elias Souza Vieira
LOCAL DE APLICAÇÃO: Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus
PÚBLICO ALVO: Alunos do 4º Ano “B”
DURAÇÃO: 50 minutos
PLANEJAMENTO DE AULA

CONTEÚDO: O Esqueleto Humano

DISCIPLINA: Ciências

HABILIDADES:
- Explanar oralmente o tema “O esqueleto humano”;
- Reconhecer a importância do esqueleto humano para sustentação e locomoção de nosso corpo;
- Identificar a quantidade de ossos que um esqueleto humano adulto tem;
- Identificar o nome de alguns ossos do esqueleto humano através de atividade;
- Compreender a função do esqueleto na proteção dos órgãos vitais no corpo humano;

METODOLOGIA:

- Levar os alunos ao Labortório de Informática e apresentar o plano de aula  através de uma webquest. Fazer uma breve explanação do tema oralmente por uma das cursistas. Logo em seguida, os mesmos acessararão o site da wikipédia na internet para fazer uma leitura silenciosa do texto sobre “O esqueleto humano”.
- Apresentar o vídeo “O esqueleto humano dublado” do site youtube.com, da turminha Ovinho Cru, no Data Show. Depois observarão imagens de esqueletos no google/imagens para fixação de nomes dos ossos do esqueleto humano;
- Responder atividade online de Ciências, acessando o site imagem.eti.br, que consiste em numerar a 2ª coluna de acordo com a primeira,  sobre os ossos do corpo humano, arrastando com o mouse os nomes dos ossos para o número correto.
- Coreografar com a música “Tumbalacatumba” da Xuxa, através do vídeo da música no Data Show, fazendo movimentos com o corpo para demonstrar como o esqueleto humano se movimenta e é responsável pela sustentação e locomoção de nosso corpo.

AVALIAÇÃO:

            Os conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades serão avaliados no decorrer da aula, de forma contínua,  através da resolução das atividades propostas, tanto online como escrita e de relatos pessoais que cada aluno fará, como evidências da realização da aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Internet: sites: www.google.com.br; www.imagem.eti.br/ www.pt.wikipédia.org/www.youtube.com
- Livro Projeto Pitanguá de Ciências 4º Ano
RECURSOS TECNOLÓGICOS:
- Computadores
- Data Show, Caixa de som, Microfone
- Câmera Fotográfica/Filmadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário