Referente à entrevista com o Professor Dr. Ladislau Dowbor e às reflexões feitas sobre as novas tecnologias e aprendizagem na nova sociedade do conhecimento, podemos dizer que a escola tem que assumir um papel mais central diante do desenvolvimento das novas tecnologias e o uso dessas ferramentas no contexto escolar. A internet, a televisão dentre outros, contribuem bastante para a melhoria do processo ensino aprendizagem e melhor fixação dos conteúdos, basta o professor usar, selecionar e ensinar a usar de maneira inteligente o que tem de bom nessas ferramentas. Pensar no futuro da educação é levar em consideração que o conhecimento é abrangente e está em todos áreas e atividades na sociedade atual cada dia mais tecnológica e globalizada. Nós educadores e alunos devemos aprimorar e buscar qualificações tecnológicas que estão a disposição e usar a nosso favor. O Professor Dr. Ladislau em sua entrevista disse: “ A requalificação profissional é interessante, porque daria uma base ao jovem de como se comporta uma empresa, suas repartições, gestão, sistema salarial, etc.” Nesse sentido a escola passa a ser mais articuladora-organizadora e menos repetitiva-lecionadora, capaz de formar profissionais para o mercado de trabalho menos crus e mais informados. O acesso as essas tecnologias, mesmo que seja de forma desordenada, deve ser expandido e disponibilizado para todas as pessoas de todas as classes sociais: crianças, jovens, adultos e até mesmo aos idosos, hoje mais conectados. E esse acesso deve ser de maneira flexível, permeável, interagindo entre educação e trabalho. Nesse sentido a escola deixa de ser isolada e passa a ser uma facilitadora na inserção no mercado de trabalho. Abriu-se um novo universo com as novas tecnologias. A conectividade é global. O conhecimento está online, no planeta e não só na cabeça. Com apenas um “clic” você adquire um arsenal de informações e conhecimentos em questão de segundos através dos recursos tecnológicos. A nova sociedade do conhecimento está evoluindo a cada dia e a escola é apenas um sistema de gestão do conhecimento e não mais a detentora do conhecimento como antigamente era e paulatinamente está inserindo as novas tecnologias no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas utilizando-as como recursos pedagógicos. Os educadores estão se aprimorando e se qualificando, incluindo essas novas tecnologias gradativamente em suas áreas de trabalho para melhoria do processo ensino aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário