Considerando a entrevista com Pedro Demo, sobre os “Os desafios da linguagem do século XXI para aprendizagem na escola” e analisando nossa prática em sala de aula, podemos afirmar que estamos procurando desenvolver uma prática dialógica com nossos alunos, mas precisamos, oportunizar a livre expressão, uma vez que o papel da escola é formar o censo crítico, alunos mais atuantes e participativos no ambiente escolar durante o desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula e na sociedade como cidadãos seguros na oralidade, ao se comunicar com outras pessoas. Como afirma o autor ” a escola precisa mudar e muito para acompanhar o ritmo dos alunos”, ou seja, dando maior abertura ouvindo suas ideias, aquilo que eles propõem para aprender, como eles gostariam que fosse a aula, dando a eles a oportunidade de serem sujeitos na construção de sua própria aprendizagem. Nossa prática em sala de aula deve ser pautada principalmente na participação e atuação dos alunos, tirando suas dúvidas e instigando-os a curiosidade. Com o uso das tecnologias temos ao nosso alcance “enes” formas de preparar aulas mais significativas, produtivas, onde o aluno se torna autor do processo do ensino aprendizagem, interagindo e colaborando com o professor para seu próprio desenvolvimento intelectual. É importante lembrar que a utilização das novas tecnologias não deve ser feito aleatoriamente e sim através de um planejamento prévio, pois nem tudo que está na internet é pedagogicamente viável para ser aplicado aos nossos alunos, embora estejamos preparando alunos para um mercado mais tecnologicamente evoluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário