AULA N°3: PROJETO “OS JARDINS DE MONET”
Iniciamos a atividade relembrando as descobertas realizadas na aula anterior, onde lemos um texto trazido por um aluno afirmando ter encontrado novas informações sobre Monet na internet. As crianças interagiram recordando:
- Naquele dia a gente viu que ele nasceu em Paris.
- É na França.
-Ele fazia caricaturas.
-Ele era danado, os professores não gostavam disso.
-Ele fez um barco-estúdio, quando via alguma coisa bonita lá do rio, ele parava e pintava.
Após este momento fizemos a leitura de trechos do livro da coleção “Mestre das Artes- Monet” usando Datashow e slides. Nesta ocasião as crianças puderam perceber como surgiu o interesse do artista em realizar pintura ao ar livre, o fato da invenção da tinta à óleo ter facilitado essa estratégia, as dificuldades enfrentadas pelo artista ao pintar ao ar livre e também realizaram a apreciação de uma tela retratada por Monet.
- Eu tô vendo uma água que parece transparente!
- A água é pintada de preto, mas parece transparente.
- É por que ele pintou a luz do sol na água, por isso parece transparente.
As crianças fizeram comentários surpreendentes a partir dos questionamentos feitos pela professora. Ao ler a ilustração de um trecho do livro uma criança comentou:
Professora Dágla aplicando a aula |
- Tem um menino aí que perguntou se tinha ventado muito e chamou Monet de pai. Já da pra descobrir que ele tinha filho, não é professora?
Comentários como este demonstram o foco das crianças na busca de respostas para os levantamentos realizados na pré – atividade, confirmando que o trabalho com a pedagogia de projetos compromete a criança na pesquisa construção de conhecimentos.
Na sequencia falamos da existência de uma tela belíssima pintada pelo o artista, o “Bouquet de soleils”. Usando Datashow e internet apresentamos rapidamente a tela projetada, mostrando como acessá-la no computador, as crianças depois foram convidadas a acessarem a internet e localizarem a tela do artista usando o google/imagens.
Ah! Professora eu já sei ! Eu sei mexer sozinho no computador.
Neste momento pudemos perceber que o nível de entrosamento das crianças com essa tecnologia varia muito, pois enquanto alguns com muita autonomia e desenvoltura operavam a máquina e até auxiliavam colegas, outros com certo receio e timidez solicitavam ajuda. A escrita com teclado foi um dos grandes desafios para boa parte da turma.
- Professora onde está o Q!
- Eu não estou achado o S!
- Procurem com calma, todas as letras estão aí.
Com as crianças em frente aos computadores fizemos a apreciação da tela partindo de questionamentos:
Com as crianças em frente aos computadores fizemos a apreciação da tela partindo de questionamentos:
Conhecendo a obra "Bouquet de Soleils" |
Aluno acessando a internet/google-imagens para ver obra de Claude Monet |
Obra "Bouquet de soleils" de Oscar Claude Monet |
- Vocês acham que essa tela foi pintada ao ar livre?
- Não foi tem uma parede atrás.
- Tem uma toalha embaixo!
- Não é toalha não é uma almofada!
- Professora é uma mesa com uma toalha.
- Que tipo de planta é essa? Vocês já viram uma planta dessas? Que partes esta planta possui?
-É um girassol. Aqui na escola tem.
- Lá no......tem também.
-Eu acho que essa planta aí tem raiz, ela fica plantada com areia no jarro.
- Mas também quando coloca no jarro, só corta o galho com a flor e coloca água no jarro.
- Essa folha do girassol tá caída, eu acho que é por que ela não tem raiz e ai não chupa água.
- É por que tá dentro da casa e não tem sol.
- O girassol da escola tem a cor diferente, ele pintou com amarelo escuro e claro.
“Cultivaremos antes de tudo este desejo inato na criança de se comunicar, de fazer conhecer ao redor de si seus pensamentos, seus sentimentos, seus sonhos e suas esperanças. Assim, aprender a ler, a escrever, a se familiarizar com o essencial daquilo que chamamos de cultura será para ela função tão natural quanto a de aprender a nadar.” (Freinet)
Depois para apreciarmos a tela de Monet, as crianças foram convidadas a representar suas próprias telas do “Bouquet de soleils” (Buquê de Girassóis) retratando os girassóis plantados no canteiro da escola. Combinamos o passo-a-passo para a pintura da tela e os cuidados com a limpeza do espaço durante a pintura. As crianças foram questionadas e refletiram sobre os procedimentos necessários para produção da tela e o que poderiam fazer para manter o ambiente limpo.
Alunos fazendo releitura de um girassol existente no pátio da escola |
A releitura como forma de colocar em prática o que se aprendeu em sala de aula |
No dia seguinte, usando tinta guache e pincel as crianças pintaram suas próprias telas em duplas, foi uma satisfação enorme! Forrando o chão com jornal, compartilhando copinho e flanelinha de limpeza do pincel, (tudo que foi combinado coletivamente no dia anterior), demonstraram maior capacidade de organização e seleção de meios e materiais antes de iniciar os trabalhos, tendo em vista a adequação ao que desejar produzir e autonomia na conclusão do trabalho iniciado.
Alunos pintado suas telas. |
Misturando as cores para chegar ao ponto desejado. |
Organização do espaço como parte integrante da aula |
Após a secagem da tela fizeram o contorno do desenho usando lápis de cor preta. No final cada criança produziu sua tela partindo leitura da imagem, dos seus traços pessoais e escolha de cores e elementos. Nosso trabalho tornou – se rico e diversificado pela liberdade de criação.
Alunos ouvindo a história do pintor |
Professora Edileude auxiliando os alunos no manuseio dos computadores/internet |
Releitura do girassol existente no pátio da escola feito por um aluno do 2º Ano "C" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário