quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ATIVIDADE3.2_CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA DA TEORIA À PRÁTICA

Adaptações e mudanças são sempre necessárias para contribuir com o desenvolvimento intelectual do educando a fim de alcançar um resultado satisfatório, uma vez que todo plano de aula é flexível a mudança, tendo em vista que o objetivo final é a aprendizagem do aluno. Um exemplo disso foi durante a aplicação da aula sobre “O Esqueleto Humano”, ao acessaram o site www.youtube.com, para assistirem o vídeo da Turminha do Ovinho Cru, alguns alunos apresentaram uma certa ansiedade em esperar carregar o vídeo, já pensando que isso poderia acontecer, e por se tratar de várias máquinas ligadas ao mesmo tempo, deixando a rede um pouco lenta, deixamos o Data Show pronto para ser utilizado, com o mesmo vídeo já carregado para que dessa forma todos pudessem acompanhar o desenvolvimento da aula. Quanto à questão de relacionamento também observamos que alguns alunos, mostraram-se solidários uns com os outros, auxiliando no manuseio dos computadores e tirando dúvidas, o que demonstrou uma aprendizagem significativa do conteúdo proposto. Somente com o aluno que é portador de necessidade especial (visão), fizemos um trabalho diferenciado, apenas com a utilização de um vídeo com áudio para o que mesmo pudesse acompanhar a aula. Sendo assim acreditamos que nosso objetivo foi alcançado ao perceber que ao final da aula, através de relatos orais e por escrito, que é mais fácil aprender quando a aula é interdisciplinar e lúdica, utilizando recursos tecnológicos e materiais pedagógicos. E nós, enquanto professores, ficamos satisfeitas com o sucesso da aula, pois sentimos que as crianças se envolveram totalmente.
Essas particularidades que acontecem durante a aplicação e desenvolvimento dos conteúdos são necessárias por considerar a compreensão de cada um dentro de suas possibilidades e limitações, pois ajuda no desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno, levando-o a pensar no que ele um tem de melhor, no que precisa melhorar e também como ele gostaria que fosse a aula. E as tecnologias tendem a colaborar adaptando os conteúdos de modo a contemplar o conhecimento prévio do aluno e atender seus anseios, oferecendo atividades práticas e lúdicas que contribuem com seu aprendizado, proporcionando situações vivenciais de forma que aluno organize seu pensamento para aprender tanto no ambiente escolar e quanto no social do qual faz parte. O uso das novas tecnologias torna as aulas mais atrativas e proporciona uma maior compreensão dos conteúdos, oferecendo um leque de opções e oportunidades no desenvolvimento do ensino aprendizagem. É através desse parâmetro que nosso trabalho tem procurado priorizar o respeito as diferenças, ouvindo sempre os alunos, suas ideias e sugestões e quando possível inserindo-as no planejamento. Concluímos que houve uma contribuição satisfatória para o desenvolvimento do educando em relação à atividade desenvolvida. A partir da prática percebemos que podemos trabalhar mais com esta metodologia, pois vimos o interesse e o entusiasmo dos alunos no uso da informática durante as aulas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário