AULA N°3: PROJETO “OS JARDINS DE MONET”
AUTOR E CO-AUTOR(ES)
AUTOR : Dágla Rosse Pajeú Silva Lima
CO-AUTOR(ES):Ana Cordeiro
Edileude Rodrigues Oliveira
Lenir dos Santos Silva
Luzia Gomes da Silva Lima
Araguaína –TO/ Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus ESTRUTURA CURRICULAR
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO | COMPONENTE CURRICULAR | TEMA |
Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano | Ciências Arte | Tipos e partes da planta Produtores em Arte: vida, época e produções; |
DADOS DA AULA - O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
· Conhecer fatos importantes da vida do artista ( Monet);
· Observar partes das plantas representadas na obra "Bouquet de soleils";
· Apreciar obras de arte buscando conhecer os procedimentos utilizados pelos produtores;
· Avançar na representação gráfica diversificada com relação aos variados suportes e meios (papéis, tintas);
· Limpar e conservar os materiais, o ambiente de trabalho sem solicitação e/ou ajuda do adulto;
· Interagir com as mídias (computador e internet), desenvolvendo maior motivação e envolvimento na construção de conhecimentos;
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
2 aulas de aproximadamente de 50 minutos cada.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS
· Construção de conhecimentos básicos sobre a vida do artista (local de nascimento / data / conhecimentos sobre a vida escolar);
· Vivência com técnicas de pintura;
Descritos no quadro do projeto preenchido na pré-atividade ( aula n° 1)
O QUE QUEREMOS SABER? | COMO DESCOBRIR? | O QUE DESCOBRIMOS? |
Onde nasceu? Quem era o pai e mãe? O pai e mãe morreram quando era pequeno? Ele tem irmãos? Teve filhos? Quantos? Como foi a vida? Tinha namorada ou esposa? Onde mora? Como pintava? Como começou a perder a visão? Ficou triste com o problema? Ficou cego? Já morreu? Quantos quadros já pintou? | No computador (no cyber, no celular, na internet e etc.) Na revista; No livro; Na TV; Nos documentos dele; | Que ele tinha filhos Ele nasceu em Paris em 1840 Ele pintava ao ar livre Fazia caricaturas Tinha um amigo chamado Boudin Tinha aula de pintura em uma escola Montou uma espécie de estúdio em barco Ele tinha uma mulher Pintava com tinta à óleo |
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
1º MOMENTO
Professor e alunos relembrarão as descobertas realizadas sobre a vida de Monet na aula anterior. Após este momento, combinarão a agenda programando a sequencia das etapas que irão realizar. O Professor explicará que a proposta é que conheçam um trecho do livro da coleção Mestre das Artes – Monet, que com certeza trará alguma informação sobre o artista. Combinarão que realizarão a atividade em sistema de rodízio: metade da turma irá inicialmente para o Laboratório de Informática e a outra metade ficará em sala realizando produção de texto com imagens. Logo que concluírem, trocarão os grupos. O 1º fará os desafios matemáticos e o 2º irá para o laboratório.
2º MOMENTO
Professor convidará as crianças a sentarem no chão e apresentará slides com páginas do livro para que façam a leitura juntos. O trecho previamente escolhido pelo professor, trará informações sobre o gosto desenvolvido pelo artista a respeito da pintura ao ar livre, as dificuldades enfrentadas neste tipo de representação e o fato da invenção da tinta à óleo ter auxiliado os adeptos dessa prática. O professor chamará atenção do grupo para as telas e tirinhas de quadrinho que compõem as páginas do livro, para beleza das telas retratadas ao ar livre e a presença das plantas em cada uma delas.
3º MOMENTO
Na sequencia o professor falará da existência de uma tela belíssima, chamada Bouquet de soleils” e convidará o grupo a apreciá-la utilizando a internet. Mostrará através do Datashow como as crianças farão para chegar até a imagem desejada. Professor chamará atenção das crianças para a planta, suas partes, seu aspecto e perguntará se reconhecem aquele tipo de planta. Chamará atenção para as cores usadas pelo artista, as pinceladas ligeiramente desencadeadas que formam uma bela imagem.
Após a observação professor perguntará se acham que esta tela foi retratada ao ar livre e falará da possibilidade de pintarmos uma tela de girassóis ao ar livre na escola. Perguntará se já viram alguma planta como esta e se gostariam de representá-la como Monet fez, mas dessa vez ao ar livre.
Combinará a sequencia das etapas para pintura, chamando atenção para os aspectos que por um acaso as crianças não mencionarem.
· Antes de pintar precisamos fazer o quê?
· O que fazer depois do desenho, a pintura da planta ou o fundo?
· O que podemos fazer para o pátio se manter limpo durante o nosso trabalho?
· Relembrar a necessidade de limpeza do pincel a cada mudança de cor e de mistura de cores para formação de novas cores e tonalidades.
4º MOMENTO
Crianças ficarão dispostas no chão do pátio em frente aos girassóis plantados nos canteiros da escola e farão o desenho da planta ao ar livre.
5º MOMENTO
Na aula seguinte, pintarão usando tinta guache e pincel as suas próprias telas em duplas forrando o chão com jornal e compartilhando copinho e flanelinha de limpeza do pincel. Após a secagem da tela farão o contorno do desenho usando lápis de cor preta.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Sugerimos também os livros: Artistas famosos- Monet / Línea – No jardim de Monet/ Pinacoteca Caras- Monet.
AVALIAÇÃO
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
· Conheceram fatos importantes da vida do artista ( Monet);
· Limparam e conservaram os materiais e o ambiente de trabalho sem solicitação e/ou ajuda do adulto;
· Interagiram com as mídias (computador e internet), desenvolvendo maior motivação e envolvimento na construção de conhecimentos;
- Participaram das discussões em sala sobre a vida e obra Monet;
- Participaram da construção da releitura da obra “Bouquet de soleils" Monet;.
PESQUISA NA INTERNET
www.google.com.br/imagens
RECURSOS EDUCACIONAIS/DIDÁTICOS:
· Data Show
· Computadores
· Câmera Fotográfica
· Livro “Coleção Mestres das Artes – Monet
· Tinta guache, tecido, pincel, papel A4, jornal
Releitura de um girrasol plantado no pátio | da escola feita por um aluno do 2º Ano "C" |
Tela criada e pintada por um aluno do 2º Ano "C" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário